Repatria e disponibiliza representantes digitais de objetos, documentos e registros audiovisuais relativos aos Estudos Afro-Brasileiros e aos Estudos Africanos.

Pioneiro no Brasil, o projeto do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira foi lançado em 2009 para tratar da relação entre a questão negra e o mundo dos museus e das exposições. E está, desde 2010, no Cadastro Nacional de Museus.

O projeto é coordenado na UFBA por Livio Sansone e Jamile Borges, na UERJ por Myrian Sepúlveda dos Santos, Gabriel Cid e Marialice Gonçalves, na UFMA por Sergio Ferreti e Carlos Benedito, e na Universidade de Coimbra por Pedro Pereira Leite.

São três os lemas que norteiam o nosso trabalho; o repatriamento digital é o primeiro,  feito sob as premissas de acordos com diversas instituições. O segundo lema é consubstanciado pela generosidade digital - estimulamos a doação e a livre circulação de informações . Já o terceiro diz respeito à possibilidade de recuperação, resgate e afirmação da memória da população afro-brasileira. Assim a intenção é recuperar as imagens e representações de uma história tecida às margens da História 'oficial'. Com isso, intentamos apresentar possibilidades outras:  da vida, da vivência, do trato, do modo de produção e das relações de trabalho desta população.

Importante registrar que participamos do Cadastro Nacional de Museus; o material foi cedido segundo o acordo de repatriação digital feito entre o Smithsonian Institute, Moorland-Spingarn Research Center - Howard University, Arquivo da Unesco - Paris, Schomburg Center for Research in Black Culture - New York Public Libary, Arquivo Eduardo Leuenroth (AEL) - Unicamp, Arquivo Histórico de Moçambique, Northwestern University - Estados Unidos- e o projeto de Museu Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira. Todo o material foi cedido sob a lógica do uso não-comercial e de domínio público. Veja abaixo os termos do Cadastro Nacional de Museus e o livro que regula a doação de documentos:

Cadastro Nacional de Museus

Inscrição no Cadastro Nacional de Museus

Livro de Referência para doação de documentos