Memória Periféricas da Capoeira Angola de Salvador: o Acervo Pessoal de Mestre Nô

Governo da Bahia apresenta

Memórias periféricas da Capoeira Angola de Salvador: o acervo pessoal de Mestre Nô, uma exposição itinerante em diversas cidades no Brasil e exterior. A exposição dos materiais esta sendo realizada neste ano de 2017 no exterior e em diversas cidades brasileiras.

Foi realizada em Moscou, Rússia, seguindo para o Forte Santo Antônio em Salvador/BA, depois Florianópolis/SC, Canoas/RS, Bayeux/PB, Faculdade de Educação/UFBA, finalizando em Maceió/AL. Em Salvador foi lançada a Coleção Especial na plataforma online do Museu Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira da Universidade Federal da Bahia e o documentário Memórias periféricas da Capoeira Angola de Salvador: o acervo pessoal de Mestre Nô.

O Recôncavo Baiano e a cidade de Salvador são a terra natal dos Velhos Mestres da Capoeira, um celeiro de bamba. O acesso a eles possibilita conhecer diferentes saberes da Capoeira Angola. Outras histórias, que derivam de suas memórias e experiências do presente e do passado.

Mestre Nô é um deles. Norival Moreira de Oliveira nasceu em 1945, na Ilha de Itaparica, Bahia. Conheceu a capoeira aos 4 anos de idade com seu avô Olegário e aos 7 anos foi morar na Massaranduba, bairro da periferia da cidade baixa de Salvador. Discípulo de Mestre Nilton, tornou-se frequentador das Rodas organizadas por Mestre Pirro, também da Massaranduba e Mestre Zeca, do bairro Uruguai, de quem aprendeu a tocar o berimbau. Hoje, com 72 anos, dos quais 68 dedicados à arte, é considerado baluarte da Capoeira Angola.

A exposição Memórias periféricas da Capoeira Angola de Salvador: o acervo pessoal de Mestre Nô possibilita conhecer a história desde a periferia desta cidade, a partir da década de 60. Uma parte deixada de lado e ainda por contar, inserida na necessidade de preservar, difundir e salvaguardar uma das suas memórias.

O acervo contém um pouco dos registros que o Mestre fez durante sua vida dedicada à Capoeira Angola, dos aspectos filosóficos, aos fundamentos do jogo e da ética, aos toques de berimbau. Os registros mostram modos de ensino e a compreensão da capoeira como possibilidade de formação cultural para além dos limites da roda, uma formação para a vida. São relíquias de uma história. A exposição é composta por fotos e áudios e documentos sobre a memória e a história deste grande Mestre da Capoeira Angola de Salvador/BA.

O projeto tem como idealizadores Norival Moreira de Oliveira – Mestre Nô e Leandro de Oliveira Accordi “Desenho”, parceria do Grupo de Pesquisa HCEL/UFBA, do Museu Digital da Memória Africana e Afrobrasileira/UFBA, do Núcleo de Pesquisa NEPECs/UFSC, do Grupo de Estudos GRECCO/URGS, Associação Brasileira Cultural de Capoeira Angola Palmares, Associação de Capoeira Angola Nascente Palmares do Sul e, Associação Cultural Fortaleza da Ilha. Com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Centro de Culturas Populares e Identitárias e Secretaria de Cultura da Bahia, tendo sido contemplado pelo edital Culturas Populares – Capoeira.