Anos 20: A Ascensão da Eugenia.

A presente exposição tencionará explorar a Eugenia no Brasil, sobretudo na Faculdade de Medicina da Bahia durante a década de 1920, período de transição entre a influência lombrosiana, e dos racismos científicos; para a adoção da mestiçagem como símbolo nacional na década de 30, com Gilberto Freyre.

Neste período a Eugenia ganha destaque entre os intelectuais brasileiros, sobretudo os ligados à Saúde Pública, tendo a Higiene, o Saneamento,  a Educação como seus vetores. A Sociedade Eugênica de São Paulo, fundada em 1918, esteve lado a lado das campanhas de Saneamento e Higiene no interior do país. Outro marco do pensamento eugenista brasileiro, é a publicação do Boletim de Eugenia que era dirigido por Renato Khel,  sendo publicado de 1929 até 1935.

Refencias Bibliográficas:

STEPAN, Nany Leys.  “A Hora da Eugenia- raça gênero e nação na América Latina. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz,2005.

SKIDMORE,Thomás. Preto no Branco ' raça e nacionalidade no pensamento brasileiro'. 1 ed. São Paulo:  Cia das Letras, 1998.

SCHWARCZ,Lilia Moritz. “O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil-1870-1930”. São Paulo. Cia das Letras, 1993.

KHEL, Renato. Boletim de Eugenia. Vol 1 &2. São Paulo. Sociedade Eugênica de São Paulo. 1929

PENNA, Belisário.Saneamento do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Jacinto Ribeiro dos Santos, 1923.

SOUZA, Vanderlei Sebastião de. Em busca do Brasil: Edgard Roquette-Pinto e o retrato antropológico brasileiro (1905-1935). Tese (Doutorado em História) - Ciências e da Saúde,COC/Fiocruz. Rio de Janeiro, 2011.

LIMA, Nísia Trindade; HOCHMAN, Gilberto. "Condenado pela raça, absolvido pela medicina": o Brasil descoberto pelo movimento sanitarista da Primeira República. In: CHOR MAIO, Marcos; SANTOS, Ricardo Ventura (eds.). Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; CCBB, 1996. p.23-40

Teses consultadas

AVELINO. Clodoaldo Magalhães. “Eugenia e Casamento”. Salvador. Faculdade de Medicina da Bahia, 1924.

OLIVEIRA, Luiz Fabrício de. Da eugenia e o exame pré-nupcial obrigatório. Salvador. Faculdade de Medicina da Bahia, 1928.

Data:
Explicação da exposição: